8 Tipos de conteúdo

Muitos são os tipos de conteúdo que você pode publicar no blog da sua empresa e nas redes sociais. O seu nicho, objetivos, público e outras variáveis definirão qual caminho escolher.

Se você tem um instituto de beleza, é mais interessante publicar conteúdo relevante sobre os procedimentos usados do que apenas as mesmas promoções diariamente.

Esse é um exemplo muito simples do quanto é essencial conhecer bem o seu negócio na hora de planejar os tipos de conteúdo.

Crédito: Kaboompics/Freepik

E a estratégia por trás do conteúdo é um detalhe importante para alcançar o resultado que se espera.


É por isso que o Marketing de Conteúdo nunca esteve tão em alta: suas ações visam conectar você com seu público-alvo. O conteúdo é a ferramenta chave dessa estratégia para atrair as pessoas que são importantes para o seu negócio e assim gerar valor para elas.


Por exemplo: você deseja criar novas oportunidades de negócio para a sua loja online e decidiu ter um blog para se comunicar com os seus clientes.

No contexto acima, você saberia dizer se um e-book sobre novidades de produtos seria uma boa ideia?

A resposta é: depende. O e-book tem o objetivo de ser mais educativo e a depender do tipo de produto que você vende, informar sobre as novidades em um blog post pode ser mais interessante.

Então conhecer alguns dos tipos de conteúdo existentes é um começo para ter um blog que, de fato, converte e converse com seu público:

1. Blog posts

Os blog posts são muito úteis para corresponder a estratégia de conteúdo do seu negócio. É possível informar, educar, explicar e muito mais.

Esse tipo de publicação, muitas vezes simples, pode conter um assunto mais aprofundado ou direto ao ponto. Seja como for, se faz necessário considerar a estratégia escolhida no planejamento de conteúdo.

Por seguir um planejamento, você é capaz de avaliar se os conteúdos geram os resultados esperados, se as pessoas surgiram com novas dúvidas, e etc.

2. Notícias

As notícias aparecem com frequência nos blogs em geral: podem conter informações de um evento da empresa, atualidades sobre um segmento e até mesmo novidades.

Esse é um recurso muito versátil, especialmente se o seu negócio realiza ações que merecem ser compartilhadas com o mundo.

3. Entrevistas

As entrevistas vão além de perguntas e respostas. Diálogos com especialistas, profissionais interessantes ou mesmo com um líder em um nicho de mercado são uma boa maneira de abordar um tema.

A sua audiência tem vontades, necessidades, preocupações, curiosidades. Você pode expor ideias, responder dúvidas, gerar reflexões e muito mais.

O legal é que as entrevistas não precisam ser apenas no formato texto. O melhor formato é aquele que atende as necessidades do seu negócio.

4. Infográficos

Eis aqui uma maneira visualmente dinâmica de expor resultados de pesquisas, linhas do tempo e outros conteúdos.

Muitos dados e informações dispostos em um layout interessante farão com que as pessoas leiam até o fim e queiram compartilhar.

Mas é recomendável contar com um especialista em infográfico. Tanto o visual quanto as informações precisam conversar entre si. A estrutura deve fazer sentido na primeira leitura.

5. Vídeos

Os vídeos estão muito em alta e não é por acaso. É possível criar conteúdo para diferentes propósitos de uma maneira ainda mais dinâmica.

Muitos profissionais e empresas começaram através de um vídeo, basta lembrar dos influenciadores digitais. As pessoas perceberam o potencial desse recurso para agregar ainda mais valor aos seus negócios.

Um bom roteiro desenvolvido de acordo com a sua estratégia é essencial para criar o seu vídeo.

6. Podcast

Você já se perguntou em como o áudio pode ser muito útil para o seu negócio?

Um dos exemplos mais em alta atualmente é o podcast: conteúdo em áudio.

Muitos programas de televisão, como os jornais, passaram a produzir podcasts para permitir que seu público ouça as informações de qualquer lugar.

Esse tipo de conteúdo pode conter informações específicas, mais aprofundadas. Entrevistas, debates e até documentários já são produzidos assim.

7. e-books

Os e-books são conhecidos por serem materiais educativos, informativos, específicos, mais aprofundados e sempre com foco em uma estratégia.

Esse recurso abre um leque de oportunidades de negócio.

Mas para funcionar, é preciso desenvolver um conteúdo que faça uma pessoa desejar baixar e ler, que tenha um design atraente e de fácil acesso.

8. Webnars

Talvez você não conheça o nome em si, mas já tenha participado de um (palestras, aulas, demonstrações, etc). Os Webnars são basicamente seminários online gravados ou ao vivo.

Em geral, você pode participar via bate-papo e conversar com o apresentador.

Esse tipo de conteúdo corresponde a diferentes objetivos, então você só precisa de criatividade e de um bom planejamento.

Tipos de conteúdo que convertem

Esses e outros tipos de conteúdo são ferramentas de engajamento para corresponder aos objetivos do seu negócio.

E para garantir que isso seja possível, a estratégia é o ponto de partida. E uma boa estratégia parte de um bom planejamento.

Ufa! Você chegou até aqui! Quais tipos de conteúdo que você já usa no seu negócio?

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