O papel do blog na estratégia do seu negócio

É normal questionar qual o papel do blog para o seu negócio, especialmente se você está para entrar no mundo da produção de conteúdo.

Quando se pensa em comunicação, relacionamento com o cliente ou o público e fortalecimento de marca, o conteúdo está no topo da lista de prioridades para realizar esses e outros objetivos essenciais.

Então como que se converte o interesse inicial de uma pessoa em uma ação propriamente?

É preciso ter uma base e dentre tantos meios para fazer isso, esse pode ser o papel do blog.

Crédito: Freepik

Houve um tempo em que as pessoas pensavam em blogs e sites de forma separada, cada um tinha sua função e não costumavam ser usados juntos.

Mas logo percebemos o potencial de termos um espaço dedicado a criar engajamento entre negócios e seu público.

A criação de um blog como parte de uma estratégia necessita de um propósito desde o princípio.

Papel do blog como contato número um com a sua empresa

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O primeiro contato é importante. Será que é fácil entender o que sua empresa faz, com qual propósito, para quem, como, quando, onde…?

Muitas são as perguntas que seu público-alvo tem em mente e como estão dispostas as respostas?

O blog permite esse primeiro contato de forma natural, com linguagem mais próxima, com periodicidade e com abordagem de diferentes assuntos interessantes para o visitante do seu site.

Papel do blog como espaço para construir autoridade e credibilidade

Quanto mais você entende seu público e o que ele precisa, melhores serão os conteúdos criados.

Consequentemente, o papel do blog também é o de mostrar o conhecimento, a especialidade e a vontade de ajudar do seu negócio.

As pessoas buscam soluções e passam a acreditar e confiar em quem demonstra isso com honestidade.

Quando o blog é fonte de conteúdos relevantes, ajuda a encantar e a vender mais.

Papel do blog como meio de atração

Outro papel do blog é atuar como meio de atração.

Quanto mais informação disponível sobre o universo do seu negócio, mais possibilidades de seu site ser encontrado no Google por meio de pesquisas dos usuários.

Claro que falamos aqui de conteúdos desenvolvidos com estratégia: ou seja, são otimizados em SEO, relevantes, pensados no público e nos critérios de ranqueamento do Google e dentro dos pilares do Marketing de Conteúdo.

Imagine um site que possui apenas a página inicial com alguma informação interessante sobre um produto.

Agora imagine outro site com um blog ativo e atualizado frequentemente com conteúdos que educam e informam.

Enquanto o primeiro possui poucas páginas que irão captar o interesse do público, o segundo já possui muito mais páginas com informação relevante.

E o Google terá mais páginas para indexar no segundo caso e o usuário mais respostas para suas perguntas.

Papel do blog como gerador de tráfego e resultados permanentes

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A menos que você tire o seu site do ar, os conteúdos relevantes terão o poder de gerar resultados e atrair visitantes permanentemente.

Já comentamos por aqui que bons conteúdos não tem prazo de vencimento.

Aquele mesmo artigo que gerou muito interesse cinco anos atrás causará o mesmo retorno porque ainda se trata de informação interessante para o seu público-alvo.

É por isso que o papel do blog não pode ser subestimado dentro do seu negócio.

Se você decidiu abrir esse canal de comunicação, já pensou no valor que decidiu entregar e qual estratégia irá usar para chegar aos resultados esperados?

Papel do blog como meio de conversão

Queremos que depois de ler um artigo no blog, uma pessoa se interesse em comprar um produto ou contrate um serviço.

E isso é possível? Sim, quando um potencial cliente já tem a intenção de compra, mais informação ajuda na sua tomada de decisão.

Mas e se a pessoa não está preparada para comprar ainda? A resposta é: encante seu lead aos poucos.

O papel do blog também é o de preparar o terreno, explicar, ensinar, educar, abrir a mente, dar uma base para o seu potencial cliente que ainda não se decidiu.

Conteúdos que dialogam com os diferentes estágios de compra do seu público-alvo é um meio para a conversão.

Se você chegou até aqui e já leu nossos artigos anteriores, deve ter pensado que o papel do blog se assemelha muito ao que o Marketing de Conteúdo representa como estratégia.

E você pensou certo, porque o conteúdo é uma parte essencial do desenvolvimento dos resultados de qualquer negócio.

Então tenha certeza que o papel do blog é o de trazer resultados, desde que os conteúdos sejam relevantes e estratégicos.

O blog já faz parte da rotina da sua empresa? Compartilhe com a gente!

O papel do blog na estratégia do seu negócio

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