8 Formatos de conteúdo que você precisa conhecer

Já falamos sobre alguns tipos de conteúdo e nada mais justo do que abordarmos os formatos de conteúdo que podem criar engajamento com o seu público.

É impossível pensar em conteúdo sem considerar o seu formato, ou seja, de que maneira a informação será apresentada.

Os assuntos que fazem parte do universo do seu negócio, de acordo com a estratégia definida no planejamento, dependem de formatos de conteúdo para alcançarem o seu potencial máximo.

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Muitas são as variáveis que vão influenciar a escolha por um formato e não por outro e uma vez decidido, existem ainda as plataformas e ou mídias que devem ser escolhidas.

Veja alguns formatos de conteúdo:

1. Texto

Esse é o primeiro formato que pensamos e os posts são o ponto de partida.

Sejam posts para blogs, para portais informativos ou redes sociais, eles certamente devem fazer parte da estratégia de qualquer negócio.

O texto ainda pode ser construído em formato de listas, passo a passo, entre outros e conter áudios, vídeos, imagens e infográficos.

Impossível começar um blog e não contar com os textos e mais especificamente com os posts para informar e educar sua audiência.

2. Áudio

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O fato é que os posts não são a única maneira de apresentar conteúdo relevante e mais, de criar engajamento com o seu público.

O áudio oferece possibilidades interessantes, como um artigo narrado, podcasts, audiobooks, entre outros.

Afinal, o tempo é corrido, há muita informação por aí e seu público ainda pode ter o perfil mais dinâmico.

Mas cada formato tem os seus desafios. Nesse sentido, existirá também a necessidade de edição e adaptação do conteúdo.

3. Vídeos

Se você gosta de assistir vídeos dos mais variados assuntos, saiba que seu público também.

Muito do que buscamos saber ou aprender mais nos retorna em formato de vídeo nos mecanismos de pesquisa.

É um universo muito amplo: receitas de bolo, aulas, notícias, curiosidades, dicas, DIY, entre outros. E ainda ao vivo ou gravados.

Os negócios podem usar os vídeos para promover seus produtos e serviços, fortalecer sua identidade e continuar na mente das pessoas depois de algum tempo.

E o Vídeo Marketing é uma vertente do Marketing Digital que cuida diretamente desse formato de conteúdo para agregar valor e resultados aos negócios.

4. e-books

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Poderia ser um livro impresso, mas é muito mais prático, econômico e de amplo alcance: os e-books.

Esse formato de conteúdo costuma ser usado com o objetivo de gerar leads (despertar o interesse das pessoas em seus produtos e serviços).

Para fazer isso, o conteúdo deve ser rico e relevante, mais aprofundado e que gere valor para o público-alvo.

E a diagramação e o design são tão importantes quanto o conteúdo em si.

5. Infográficos

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Apresentar dados, informações e números em forma de infográfico é uma maneira muito dinâmica de ganhar o interesse do seu público.

Um texto corrido e longo pode ser ignorado, mas esse formato de conteúdo pode ser montado com ilustrações, em uma estrutura atrativa.

Seja qual for a pesquisa, o assunto e seu tamanho, os infográficos chamam a atenção pela sua distribuição de informação. As pessoas olham e facilmente entendem o que é proposto.

E você ainda garante muito compartilhamentos nas redes sociais.

6. Imagens

Elas estão por toda parte: em blog posts, vídeos, apresentações de produtos e serviços, palestras, aulas.

As imagens oferecem inúmeras possibilidades de uso e se você tiver uma boa estratégia, consegue informar com poucas palavras.

Fotografias, vetores, montagens…

Você abre o Instagram, por exemplo, e descobre que sua loja favorita tem novidades. Você lê um artigo com uma foto que dá ainda mais sentido ao assunto.

Quem sabe então, você passa a acompanhar os bastidores internos de uma organização por meio de fotos?

As pessoas são muito visuais e esse formato de conteúdo ajuda a criar identificação, aproximação, interesse, curiosidade e até mesmo fortalecimento da identidade da marca.

7. Ilustrações

Imagine contar a história da sua empresa, a origem de um produto ou explicar um assunto para o seu público por meio de ilustrações.

Esse formato de conteúdo é uma opção visual para prender a atenção, manter o interesse e até mesmo instigar o desejo por mais informação nesse estilo.

As ilustrações funcionam de maneira lúdica e ajudam a gravar um assunto na memória das pessoas.

Desenhos, quadrinhos e até cartoons podem ser interessantes para complementar um outro formato ou serem a estrela do seu projeto.

8. Revistas digitais

Por que não informar seu público por meio de uma revista digital?

O período da publicação é flexível e de acordo com os acontecimentos do universo do seu negócio.

É também uma maneira diferente de gerar engajamento com os funcionários, parceiros e investidores, por exemplo.

Que tal revistais digitais exclusivamente online ou versão de um periódico impresso existente?

Como escolher o melhor formato?

A estratégia é o que vai definir o melhor formato para cada tipo de conteúdo.

E isso só será possível se você tiver um planejamento de conteúdo que corresponda aos seus objetivos e necessidades.

Quando sabemos exatamente qual caminho seguir, conseguimos também avaliar os resultados alcançados.

Quais outros formatos que você já usou ou gostaria de ver por aqui? Comente!

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