Muitos são os tipos de conteúdo que você pode publicar no blog da sua empresa e nas redes sociais. O seu nicho, objetivos, público e outras variáveis definirão qual caminho escolher.
Se você tem um instituto de beleza, é mais interessante publicar conteúdo relevante sobre os procedimentos usados do que apenas as mesmas promoções diariamente.
Esse é um exemplo muito simples do quanto é essencial conhecer bem o seu negócio na hora de planejar os tipos de conteúdo.
E a estratégia por trás do conteúdo é um detalhe importante para alcançar o resultado que se espera.
É por isso que o Marketing de Conteúdo nunca esteve tão em alta: suas ações visam conectar você com seu público-alvo. O conteúdo é a ferramenta chave dessa estratégia para atrair as pessoas que são importantes para o seu negócio e assim gerar valor para elas.
Por exemplo: você deseja criar novas oportunidades de negócio para a sua loja online e decidiu ter um blog para se comunicar com os seus clientes.
No contexto acima, você saberia dizer se um e-book sobre novidades de produtos seria uma boa ideia?
A resposta é: depende. O e-book tem o objetivo de ser mais educativo e a depender do tipo de produto que você vende, informar sobre as novidades em um blog post pode ser mais interessante.
Então conhecer alguns dos tipos de conteúdo existentes é um começo para ter um blog que, de fato, converte e converse com seu público:
1. Blog posts
Os blog posts são muito úteis para corresponder a estratégia de conteúdo do seu negócio. É possível informar, educar, explicar e muito mais.
Esse tipo de publicação, muitas vezes simples, pode conter um assunto mais aprofundado ou direto ao ponto. Seja como for, se faz necessário considerar a estratégia escolhida no planejamento de conteúdo.
Por seguir um planejamento, você é capaz de avaliar se os conteúdos geram os resultados esperados, se as pessoas surgiram com novas dúvidas, e etc.
2. Notícias
As notícias aparecem com frequência nos blogs em geral: podem conter informações de um evento da empresa, atualidades sobre um segmento e até mesmo novidades.
Esse é um recurso muito versátil, especialmente se o seu negócio realiza ações que merecem ser compartilhadas com o mundo.
3. Entrevistas
As entrevistas vão além de perguntas e respostas. Diálogos com especialistas, profissionais interessantes ou mesmo com um líder em um nicho de mercado são uma boa maneira de abordar um tema.
A sua audiência tem vontades, necessidades, preocupações, curiosidades. Você pode expor ideias, responder dúvidas, gerar reflexões e muito mais.
O legal é que as entrevistas não precisam ser apenas no formato texto. O melhor formato é aquele que atende as necessidades do seu negócio.
4. Infográficos
Eis aqui uma maneira visualmente dinâmica de expor resultados de pesquisas, linhas do tempo e outros conteúdos.
Muitos dados e informações dispostos em um layout interessante farão com que as pessoas leiam até o fim e queiram compartilhar.
Mas é recomendável contar com um especialista em infográfico. Tanto o visual quanto as informações precisam conversar entre si. A estrutura deve fazer sentido na primeira leitura.
5. Vídeos
Os vídeos estão muito em alta e não é por acaso. É possível criar conteúdo para diferentes propósitos de uma maneira ainda mais dinâmica.
Muitos profissionais e empresas começaram através de um vídeo, basta lembrar dos influenciadores digitais. As pessoas perceberam o potencial desse recurso para agregar ainda mais valor aos seus negócios.
Um bom roteiro desenvolvido de acordo com a sua estratégia é essencial para criar o seu vídeo.
6. Podcast
Você já se perguntou em como o áudio pode ser muito útil para o seu negócio?
Um dos exemplos mais em alta atualmente é o podcast: conteúdo em áudio.
Muitos programas de televisão, como os jornais, passaram a produzir podcasts para permitir que seu público ouça as informações de qualquer lugar.
Esse tipo de conteúdo pode conter informações específicas, mais aprofundadas. Entrevistas, debates e até documentários já são produzidos assim.
7. e-books
Os e-books são conhecidos por serem materiais educativos, informativos, específicos, mais aprofundados e sempre com foco em uma estratégia.
Esse recurso abre um leque de oportunidades de negócio.
Mas para funcionar, é preciso desenvolver um conteúdo que faça uma pessoa desejar baixar e ler, que tenha um design atraente e de fácil acesso.
8. Webnars
Talvez você não conheça o nome em si, mas já tenha participado de um (palestras, aulas, demonstrações, etc). Os Webnars são basicamente seminários online gravados ou ao vivo.
Em geral, você pode participar via bate-papo e conversar com o apresentador.
Esse tipo de conteúdo corresponde a diferentes objetivos, então você só precisa de criatividade e de um bom planejamento.
Tipos de conteúdo que convertem
Esses e outros tipos de conteúdo são ferramentas de engajamento para corresponder aos objetivos do seu negócio.
E para garantir que isso seja possível, a estratégia é o ponto de partida. E uma boa estratégia parte de um bom planejamento.
Ufa! Você chegou até aqui! Quais tipos de conteúdo que você já usa no seu negócio?