O Marketing de conteúdo provavelmente é a estratégia por trás de muitos artigos e posts que você leu em um site ou blog, nos e-books educativos que você baixou em uma landing page ou mesmo de um vídeo.
O fato é que você não leu apenas um assunto ou assistiu algo interessante, o foco está diretamente no que chamou a sua atenção como um público-alvo:
- Será que você clicou no título por se ver naquela situação?
- Ou buscava uma resposta para aquela pergunta há tempos?
- Talvez fosse uma necessidade que você precisava resolver com urgência?
- Uma curiosidade ou novidade que mexe diretamente com os seus gostos?

Outros podem ser os motivos para você ter sido atraído, o ponto crucial é que o Marketing de Conteúdo tem o papel de criar engajamento com o público-alvo por meio do conteúdo.
Mas então, o que é Marketing de Conteúdo?
O Content Marketing Institute (CMI) faz a seguinte definição:
“É um método estratégico de marketing que foca na criação e distribuição de conteúdo de valor, relevante e consistente para atrair e manter uma audiência claramente definida – e, que por fim, direcione o público a tomar uma ação que gere lucro.”
Muito mais do que apenas falar sobre seus produtos e serviços, a organização observa que usar essa estratégia é promover conteúdo útil e relevante para seus clientes e potenciais clientes ao ajudá-los a resolver suas questões.

Grandes marcas como P&G, Microsoft e John Deere e negócios de todos os tamanhos investem em Marketing de Conteúdo e Por que? O CMI responde: porque funciona.
Conteúdo e Marketing na mesma estratégia
Se o seu objetivo é aumentar o alcance do seu negócio com anúncios, será necessário ter conteúdo relevante que chame a atenção do cliente ideal.
Se você quer construir autoridade por meio do alcance orgânico, precisará de um blog ou site para divulgar informações que tenham a ver com o seu propósito.
Talvez seja o caso de alavancar as visitas do seu site: lá vem o conteúdo de novo.

Em algum momento o Conteúdo e o Marketing vão se encontrar na mesma estratégia. Mas não é qualquer texto para qualquer plataforma.
Análises criteriosas do que se precisa e da posição que se quer alcançar com foco nas pessoas na outra ponta, é o que vai determinar a jornada do conteúdo.
Então como funciona na prática?
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que está dentro do Inbound Marketing, método que por sua vez tem o objetivo de atrair e converter seu público-alvo com ações que utilizam conteúdo relevante.
- O conteúdo relevante ajuda a atrair visitantes interessados ao que seu negócio tem a oferecer, seja por meio de blogs, sites, redes sociais ou outros canais.
- O próximo passo é envolver esses visitantes em ações que os convertam em Leads (potenciais clientes) para chegar às oportunidades de negócios.
- Finalmente, você está apto para vender serviços e produtos ao entregar valor para o seu cliente.
- E encantar deve ser o último passo, todo o processo de contato com o cliente não se encerra na compra. No Inbound Marketing, o atendimento deve ser capaz de gerar um relacionamento duradouro com os clientes.
E qual o propósito de encantar o cliente?
Pelo simples motivo de que as pessoas retornam em algum momento!

Que seja pelo atendimento que é especial, pelos conteúdos educativos que aprimoram o entendimento do seu público ou mesmo por uma relação de confiança.
O fato é que seu negócio passa a ocupar uma posição de relevância na mente do seu cliente.
É por isso que o Marketing de Conteúdo pensado de forma a atrair, converter e encantar, é uma estratégia eficiente para conectar empresas com seu público-alvo.
Ufa! Você chegou até aqui! Já tinha ouvido falar sobre o Marketing de Conteúdo? Compartilhe com a gente!