Na primeira parte dos benefícios do Marketing de Conteúdo, mostramos sete pontos que qualificam essa como uma estratégia essencial para qualquer negócio.
Talvez soe como novidade que conteúdos ricos, relevantes e estratégicos ocupem uma posição importante na comunicação com clientes e potenciais clientes.
Mas a verdade é que vivemos em meio a informação. Quanto de tudo o que você consome como público de uma empresa, por exemplo, está livre de conteúdo?
Outro dia, enquanto deslizava o feed do Instagram, uma loja de equipamentos fotográficos que sigo, postou uma imagem com dicas sobre abertura das lentes.
Se eu já gostava dos produtos, fiquei ainda mais interessada nessas dicas. O que aconteceu comigo enquanto público-alvo?
Meu interesse foi reconquistado e mantive minha atenção naquele perfil. Caso contrário, a loja precisaria esperar um novo interesse meu de compra para ter o meu retorno.
O exemplo citado acima é resultado de usar o Marketing de Conteúdo.
Confira a Parte 2:
8) Constrói confiança com sua audiência
O papel do conteúdo relevante é justamente o de ajudar seu potencial cliente: além de mostrar o universo do seu negócio, resolve problemas, encontra respostas para desafios e esclarece dores.
Com o tempo, você consegue construir uma relação de confiança por meio do conteúdo e seu público passa a ver sua empresa como uma fonte de confiança.
Não é por acaso que blogs de dicas de tecnologia, por exemplo, nunca deixarão de interessar as pessoas.
9) Fortalece o relacionamento com seu público
A contínua produção de conteúdo de valor fortalece o relacionamento com seu público.
Falamos sobre confiança no tópico anterior e isso se estende para o quanto seu negócio estará na mente das pessoas quando elas precisarem dos serviços que você oferece.
O relacionamento aqui não é apenas o de fazer negócios, quando seus clientes voltarão para comprar. Mas quando eles também terão o interesse de se informar e aprender mais.
10) O cliente passa mais rápido pela jornada de compra
Você, eu e muitas pessoas em diferentes situações de compra, buscam se informar antes de dar o veredicto final.
Agora pense em uma empresa que possui um blog com dicas, dúvidas respondidas e até mesmo curiosidades sobre um segmento de mercado.
Você vai comprar daquela empresa que nada informa sobre seu universo ou daquela que oferece um espaço de comunicação?
Esse é um dos benefícios do Marketing de Conteúdo que vale à pena considerar: com o conteúdo desenvolvido para cada estágio de compra, você direciona o público a tomar a decisão de forma mais rápida.
Você retira as dúvidas e mostra as soluções de como pode ajudar.
11) Ajuda a alcançar público-alvo específico
Você se lembra do lead qualificado na primeira parte dos benefícios do Marketing de Conteúdo?
Além de atrair o público-alvo interessado em comprar, você pode fornecer conteúdo personalizado para cada perfil de público-alvo.
A mensagem não é generalizada, mas proporcional aos desafios e problemas que cada potencial cliente enfrenta.
12) Causa uma boa primeira impressão
Aqui me refiro ao que o cliente tem acesso antes mesmo de decidir por uma compra. Nesse caso: o conteúdo.
O Marketing de Conteúdo já prepara meios para atrair e conquistar o público-alvo.
Para causar uma boa primeira impressão, é necessário, portanto, que o conteúdo seja relevante e de qualidade.
Quando uma pessoa acessa o blog e os materiais fornecidos, deve ser capaz de reconhecer que se trata de uma empresa especialista.
E mais, que esta empresa tem autoridade no assunto, que é de confiança e que está preparada para fornecer a melhor experiência ao cliente.
13) Funciona com qualquer tipo de negócio
O objetivo do Marketing de Conteúdo é engajar negócios com seu público-alvo, não importa o segmento.
Essa é uma estratégia eficiente para quem deseja conquistar audiência ao fornecer conteúdo relevante e assim, mostrar como, de fato, pode ajudar.
O que sempre deve ser feito é análise criteriosa de cada universo para desenvolver os tipos de conteúdo que mais correspondem aos seus objetivos e às necessidades de seu público-alvo.
Com a primeira e a segunda parte dos benefícios do Marketing de Conteúdo, fica mais fácil de entender por que essa é uma das estratégias mais relevantes hoje.
Se você já implantou o Marketing de Conteúdo nos seus negócios, quais outros benefícios colocaria em uma próxima lista? Compartilhe!